terça-feira, 25 de março de 2008

A história do futebol....

Caros amigos palestrinos,

Primeiro peço desculpas pelo ritmo o quanto tanto devagar do BLOG, mas nessas ultimas semanas compromissos profissionais e acadêmicos me impossibilitaram de atualizar o site o tanto quanto gostaria (me refiro à parte que me compete).

Tivemos diversos assuntos ao longo dessa semana, de Kleber e Jorgete Vagner (hahaha essa eu vi na comunidade do Palmeiras no Orkut) a vitória do verdão em cima do Paulista. Mas vou escrever aqui sobre uma questão que acredito ser maior. A de que o futebol é movido a CICLOS!

Os são-paulinos, sabe se lá porque, realmente acreditaram e pior ainda, planejaram se tornar o “maior” time do país por muitos anos. Acontece que esse clube é tão sem história e tradição que desconhece as “leis” naturais do futebol.

O futebol é vivido em ciclos! No começo do século passado, Palestra e Corinthians dominavam o futebol paulista. Isso foi mantido até Pelé e companhia surgirem no Santos e assim chegarem ao mais próximo de uma hegemonia no país, e mesmo assim ainda perdiam campeonatos para o nosso Palmeiras e suas duas Academias (e nessa época o Cúrinthians ficou conhecido pelo apelido de FAZ-ME-RIR, ficando mais de 20 anos sem títulos). No final dos anos 70 e toda a década de 80, foi a nossa vez de amargar uma fila de títulos. No começo dos anos 90 (mais precisamente 91 e 92, sendo que um pouco antes esse time caiu para a segundona do Campeonato Paulista!) o São Paulo teve sua pequena hegemonia no futebol Paulista, logo engolida pelos super times do Palmeiras de 93-94. A partir daí até 1999 nosso verdão ficou no topo, sendo desafiado apenas pelo nosso maior rival Corinthias (até hoje me arrepio ao lembrar daquelas dois times da libertadores, de um lado Marcos, Cesár Sampaio, Alex e do outro Dida, Rincón e M. Carioca... Eram só jogaços!). De 2000 a 2005, a hegemonia paulista ficou entre o time da marginal e o Santos de Robinho. Os dois últimos anos, temos que admitir que o São Paulo teve a hegemonia paulista. Mas amigos, façam as contas e percebam porque quando alguém falar que os Bambis não conhecem a história do futebol, não tem tradição e que jamais serão os nosso maiores rivais , podem acreditar! Olha que essa análise só levou em conta times Paulistas, não falamos aqui do Flamengo de Zico, Atlético MG de Reinaldo, Inter de Falcão, Grêmio de Renato Gaucho, Vasco de Romário, Bahia de Bobo, Goiás de Túlio, Cruzeiro de Alex e tantos outros timaços do nosso futebol brasileiro.

A diversidade de grandes times do país e que torna nosso campeonato e o nosso futebol únicos. Eu não quero viver vendo apenas 4 times sempre campeões. Tanto times bons só servem para engrandecer mais ainda quando algum time vence um campeonato de forma limpa, nas quatro linhas do campo. Isso que os bambis precisam aprender.

Rivais são times que se respeitam e que admitem (e saem de cabeça erguida) quando um perde para o outro. Sempre foi assim entre Palmeiras e Cúrinthias e não é a toa que esse é um dos maiores clássicos do futebol mundial (vi uma vez em um site que esse era o terceiro maior clássico do futebol, perdendo apenas para River e Boca e Milan e Inter de Milão, se não me engano).

Engraçado ver os Bambis começando a tremer e rodar a baina nos bastidores percebendo que a sua pequena hegemonia (conquistado com o futebol pragmático e com o famoso apito amigo) ruindo justamente para um dos seus rivais, que vem praticando um futebol bonito e para frente e mais que isso, superando juízes, imprensa e o que mais passar pela frente.

Amigos, estamos participando da história sendo escrita e acredito muito em final feliz para a nossa torcida. Esse time nos encanta não só pelo belo futebol, mas também pela seriedade e empenho que todos jogam. Não me surpreenderia em ver Palmeiras e Manchester novamente na final do Mundial em 2009. Seria uma revanche e mais que isso, um premio ao verdadeiro futebol arte e bem jogado que, quem diria, VOLTOU!!!

Abraços a todos,

Leonardo Pacomio Biasi (Léo)

2 comentários:

Rafa Ferrari - Parmerista do Interior disse...

Muito bem lembrado e escrito, caro Léo!

A história desse time "de elite" não é só pequena, mas suja e muito mal contada.

"Ponha-se no seu lugar, SPFW" já diza o título do nosso blog após a esmagadora e indiscutível vitória sobre as bambinas. E esse texto histórico só nos faz reforçar isso!

Espero que esse reencontro com o Manchester realmente aconteça... com essa Diretoria empenhada, firme, comprometida com o Palmeiras... não me surpreenderia tb não!

Calem-se os que dizem que não somos grandes. SOMOS ENORMES!

Aqui é Palestra!

Vinicius Baratta! disse...

Leo,

eu concordo com o texto. Só tenho uma ressalva com relação à hegemonia "delas": o Inter tb dividiu as atenções em 2006. 2007 foi um ano triste para o futebol brasileiro, já que o time campeão foi um time pragmático, sem graça, sem sal... não vou dizer que eles foram campeões devido ao "apito amigo". É ir ao nível deles. 15 pontos de diferença não podem ser questionados. Ser campeão quando todos os outros adversários estão combalidos, é fácil e diminui a importância da conquista. Ser "o menos medíocre" não me satisfaz. Porque sou palmeirense. Não quero um time raçudo e esforçado. Não quero ter a maior torcida do mundo. Quero, pura e simplesmente, torcer pelo melhor time, um time à altura de nossas tradições.

Simples assim!

Abs

Baratta

Powered By Blogger